O tema abordado hoje será como criar a cultura certa para sua empresa. Falaremos sobre cultura organizacional, sobre como criar uma cultura de performance dentro da sua empresa. Vou te dar algumas dicas para você conseguir fazer com que todos os seus colaboradores façam aquilo que você quer. 

Uma empresa multiplicadora de resultados é baseada em três pilares: estratégia, pessoas e liderança. Para criar a cultura certa na sua empresa, baseamos em dois desses pilares, a liderança e a gestão de pessoas. 

É  impossível falar sobre perfil de empresa se a gente não falar sobre a cultura dela, sobre como as coisas vão funcionar. A grande questão é: qual é a cultura da sua empresa hoje? 

Você pode não saber dizer exatamente qual é a cultura, mas com certeza existe um modelo de como as coisas são feitas. 

É claro que você, empresário, vai preferir ter na sua empresa uma cultura de alta  performance, com os colaboradores dando o melhor de si, melhorando os resultados, aumentando as vendas. De forma que vai gerar uma alta de satisfação entre os clientes e, consequentemente, ter um clima positivo dentro da sua empresa. Esse cenário é infinitamente melhor do que um lugar onde as pessoas não se preocupam tanto em gerar bons resultados, em crescer e em melhorar. 

Mas uma cultura de alta performance é construída. As melhores pessoas criaram por si mesmas essa cultura. E a importância da cultura é tanta que não adianta ter uma estratégia incrível se não houver também uma cultura de inovação.

Mas, afinal, como criar essa cultura em uma empresa?

A primeira coisa necessária é você, empresário, ser também o líder da empresa, ou seja, agir dentro da empresa como um bom líder, de modo que você viva cotidianamente a cultura que você quer que seja estabelecida. 

A cultura é aquilo que vai acontecer na sua empresa mesmo quando você estiver ausente, porque ela é constituída de hábitos e costumes diários. E os seus colaboradores vão manter a cultura mesmo quando você não estiver, por entenderem a importância dela para empresa e para a geração de bons resultados e não apenas por questão de obediência.

Além de líder, você também precisa saber exatamente qual a cultura que você quer estabelecer no seu negócio, o propósito, os valores, o tipo de comportamento que você quer que estejam presentes. Você precisa ter clareza de como as coisas devem funcionar dentro da sua empresa, porque assim será mais fácil você transmitir essa cultura para as pessoas da sua equipe tanto por meio de palavras quanto por meio do seu exemplo de conduta. 

Todo esse processo de criação de uma cultura na empresa começa com você, líder e empresário. Quando observamos as principais empresas do mundo, a liderança delas é composta por pessoas que são referência, de modo que quem trabalha para eles deseja ter um comportamento como eles. 

Espero que essas dicas ajudem vocês a criar uma cultura de eficiência na sua empresa e que isso ajude o seu negócio a crescer e obter resultados cada vez melhores. 

Comentários