A abordagem de hoje é sobre como lidar com a sobrecarga de atividades. Tenho visto que muitas pessoas estão sofrendo com isso e eu resolvi ajudar vocês, porque eu já fui workaholic e eu não sabia lidar.
Se você é uma pessoa que gosta de receber coisas, eu quero te ensinar que, para você receber qualquer coisa na sua vida, primeiro você precisa entregar algo de valor para as pessoas. Então, gere valor, compartilhe aquilo que você considera ter valor com as pessoas.
Se você tem um monte de coisas que você gostaria de fazer, mas não está fazendo, e você ainda percebe que os resultados que você tanto queria alcançar não estão sendo alcançados, você precisa aprender a ter os resultados que você almeja de uma forma mais inteligente. É isso que eu quero trazer para vocês hoje.
No período da minha vida que eu não sabia lidar com as tarefas que eu tinha que fazer, eu fui percebendo aos poucos que outras pessoas conseguiam resultados iguais ou superiores com muito menos esforço. Então, eu parei para analisar o meu dia a dia, a minha postura, a minha organização e eu percebi que os principais problemas eram a falta de clareza do seu propósito e a falta de clareza de onde eu queria chegar. Quando se tem esses fatores bem definidos, suas ações fazem mais sentido para você. E o seu propósito tem que ser um grande estimulante, de forma valiosa o suficiente para te atrair o máximo, para você sair da sua zona de conforto.
Você tem uma quantidade de energia limitada, ela não é infinita e você tem necessidades básicas que precisam ser supridas, como comer e dormir para repor suas energias. Para você conseguir um equilíbrio entre as suas necessidades e os seus afazeres, muito provavelmente você terá que contar com pessoas para realizar algumas tarefas que podem ser delegadas e com a tecnologia, que pode ser usada a seu serviço. Uma das coisas que pode estar fazendo com que você se sinta sobrecarregado é a centralização excessiva, ou seja, o fato de você estar fazendo aquilo que é delegável.
Após você definir o seu propósito e eliminar da sua rotina as atividades que não estão de acordo com ele e que podem ser realizadas por outras pessoas, você vai perceber que agri dessa maneira é mais estratégica, porque vai te proporcionar mais qualidade de vida, mais resultados e você terá mais tempo para focar nas coisas mais importantes que s[o podem ser feitas por você.
Outra pergunta que eu sempre gosto de fazer para mim mesmo é: “como eu posso fazer isso de uma forma melhor?”, “será que eu posso aprimorar?”, “como que eu posso maximizar os meus resultados?”, porque isso me permite aprimorar e melhorar cada vez mais o que eu faço.
Uma coisa que atrapalha muito as pessoas a gerarem mais resultados é o perfeccionismo. Apesar de muitas pessoas acharem que ele é uma qualidade, ele pode atrapalhar a realização das tarefas, porque pessoas perfeccionistas não realizam por estarem sempre em busca da perfeição, que nunca será alcançada, e usam isso como desculpa para adiar a realização das tarefas e dos projetos.
Eu espero, com essas dicas, ter ajudado vocês e que vocês consigam otimizar os resultados e melhorar a rotina de vocês, ficando menos sobrecarregados.