Hoje falaremos sobre como criar, crescer e consolidar negócios, mais especificamente em como sobre como ter um crescimento exponencial no seu negócio.
Crescer não é uma opção. O crescimento é a única opção de sobrevivência para qualquer negócio. E, quando eu falo em crescimento, não estou me referindo apenas ao crescimento de números, mas também no crescimento em tamanho ou força. Por exemplo, tem alguns negócios que são estilo boutique, são negócios de luxo, eles não precisam ter muitas unidades, mas eles precisam crescer em força de marca, eles precisam crescer em representatividade no mercado. Ou seja, é um crescimento em termos de inovações.
Tudo aquilo que não está crescendo está morrendo, lembre-se disso.
Vamos falar aqui também sobre alternativas de crescimento do negócio.
Vou começar explicando para você a diferença do crescimento exponencial para o demais tipos de crescimentos. O crescimento exponencial é aquele que supre as expectativas que você tem quando abre um negócio, de crescimento rápido, de obtenção de muitos clientes, de ansiedade para ver os resultados logo…
O jogo do crescimento exponencial tem que ser um jogo escalável e nós falaremos sobre isso.
A verdade é que existem dois tipos de jogos: o jogo finito e o jogo infinito de negócios. Muita gente acha que o jogo dos negócios é um jogo finito, ou seja, um jogo que tem início meio e fim. Mas o jogo dos negócio é como o jogo da vida - só acaba quando morre, se a sua empresa morrer acabou o jogo. mas enquanto você tá no jogo você tá ganhando você tá ganhando Você
As empresas que ganharam os jogos dos negócios são aquelas que estão perdurando até hoje, são aquelas que entenderam que o jogo é infinito e, para você permanecer nele, você não pode jogar como se fosse uma criança. É necessário um crescimento consistente ao longo do tempo.
O objetivo é permanecer no jogo. É essa mentalidade que você, empreendedor, precisa ter.
Você deve sempre se lembrar também que o jogo infinito do empreendedorismo não é como um jogo de xadrez, com um único adversário e com as regras já estabelecidas e conhecidas pelos jogadores. O jogo dos negócios é imprevisível e pode, muitas vezes, trazer surpresas, por exemplo: de repente surge uma nova empresa do mesmo nicho de atuação que a sua e provoca mudanças significativas naquele mercado e, consequentemente, exigem de você adaptação e inovação. Um caso muito claro é como o surgimento da Uber impactou a vida dos taxistas.
Então, não faz sentido você deixar de crescer, é necessário o tempo todo estar se atualizando, sempre procurar inovar, crescer de alguma forma, porque o mercado está crescendo e, se sua empresa ficar parada, muito provavelmente ela não vai resistir.
Tenha sempre em mente que, se você não estiver crescendo, você está morrendo, porque
O crescimento no mundo dos negócios não é uma opção, é a única opção.
Agora vamos falar sobre a diferença do jogo do crescimento linear e do crescimento exponencial. O crescimento linear é uma progressão aritmética, é um crescimento mais lento, é o jogo do autônomo, do profissional liberal. Já o crescimento exponencial ocorre em progressão geométrica, ele tem um potencial de multiplicação, e quando você multiplica a quantidade de clientes atendidos você multiplica também o teu retorno, e esse é o jogo que todo empresário deseja jogar. Ele é jogado por pessoas que pensam de forma estratégica e não operacional.
Em uma empresa nós temos os níveis operacional, tático e estratégico.O nível de operação é composto por aquela pessoa que fica na frente do balcão, que faz a entrega, que produz. Por exemplo, em um restaurante que constitui a parte operacional são os garçons e o balconista do caixa. Em muitos casos a empresa não consegue atingir um crescimento exponencial, porque o empreendedor, o dono dela foca excessivamente na parte operacional e não na parte estratégica, como deveria.
O jogo exponencial já começa de onde você, empresário, se posiciona na sua empresa.
Outro fator relevante é o jogo dos canais digitais, porque em um canal digital é possível atingir dezenas, centenas, milhares de pessoas simultaneamente, de forma que a comunicação pode ser muito mais eficaz.
Você já deve ter percebido que para ter qualquer um dos dois crescimentos, o linear e o exponencial, é necessário esforço, não é? Então, não é muito melhor que seja feita um esforço mais inteligente e de forma mais estratégica para conseguir crescer de forma exponencial? O esforço deve ser feito no local certo, no momento certo e com as pessoas certas para produzir os resultados certos.
Mas é claro que você deve ter em mente também que terão muitos desafios, adversidades ao longo do caminho, mesmo durante o crescimento exponencial. E, ao conversar com diversos empresários, observei uma fala comum entre todos eles: o conselho para não desistir. Quando você desiste, você perde, aí sim você parou de crescer realmente e a crise não vai diminuir por isso.
Isso tem a ver também com os tipos de mentalidade, que são duas, a mentalidade fixa e a flexível. A mentalidade fica é aquela que não vê crescimento, que acha que as pessoas nascem com dons e talentos próprios e inatos e não acredita na capacidade de desenvolvimento de habilidades dos seres humanos. Já a mentalidade flexível acredita no desenvolvimento de habilidades, no crescimento, no poder da união de pessoas com habilidades e conhecimentos complementares e necessários para o crescimento.
Espero que com essa abordagem de hoje eu tenha te auxiliado a mudar a sua mentalidade quanto ao jogo infinito do empreendedorismo, ao jogo do crescimento exponencial e a tua mentalidade flexível.