O tema do artigo hoje é como tomar melhores decisões empresariais.
Quem é empresário, especialmente se não possuir sócio, sempre passa por momentos de muita insegurança quando precisa tomar alguma decisão para o seu negócio. Nunca é fácil decidir entre vários caminhos, ainda mais quando essa escolha acarreta em perdas, por exemplo, porque o cérebro humano tende a sempre focar nos fatores negativos de cada situação, o que faz com você nem sempre foque nas possibilidades de ganhos daquela decisão que você tomou, o que torna o processo de decisão ainda mais desafiador.
Essa dificuldade em tomar decisões está muito relacionada também ao medo de errar, que é comum em praticamente todo mundo. Esse medo ocorre principalmente por dois motivos: estar indo rumo ao desconhecido ou por causa de experiências passadas.
E por esse motivo eu te digo hoje: você vai errar!
Uma coisa que é muito importante você se lembrar é de que o seu passado não determina o seu futuro, ele é um banco de dados com as suas experiências e o que vai determinar
o seu futuro são as decisões que você vai tomar no presente.
Para você ter condição de tomar uma decisão cada vez mais assertiva é necessário que você tenha estabilidade, força e equilíbrio emocional, de forma que você mantenha os sentimentos que atrapalham a tomada de uma decisão clara e assertiva sobre controle. Os grandes líderes, as pessoas que têm grandes resultados conseguem dominar bem o medo, o trauma dos erros do passado, os quais atrapalham a tomada de decisões lógicas e racionais. A Inteligência Emocional traz como benefício a superação dos seus medos, o domínio das suas emoções tóxicas, como a ansiedade.
Uma outra coisa que pode ajudar muito a tomar as melhores decisões empresariais e que muitos não valorizam tanto é o networking. O contato, a troca de experiência com outras pessoas ajudam a clarear ideias, encarar situações de maneira diferente, conhecer coisas novas, porque as pessoas sabem de coisas que você não sabe e esse contato pode te trazer mais conhecimento e mais sabedoria para tomar as decisões que você precisar.
Então, o meu conselho de hoje é que você invista em inteligência emocional, que pode te ajudar a encarar o passado e o presente de uma forma melhor e em networking, que pode te agregar muito conhecimento. Essas duas coisas podem te auxiliar significativamente a tomar as melhores decisões para a sua empresa.
Espero ter contribuído!