O tema o qual abordaremos hoje é como usar o seu tempo para você alcançar o que você quer.
Muitos empresários têm uma habilidade admirável de encontrar oportunidades nas mais diversas situações, mas têm o péssimo hábito de querer agarrar todas oportunidades que aparecem, mesmo não fazendo tanto sentido para seus objetivos. Esse hábito causa sobrecarga de atividades, porque ele faz com que a pessoa tenha que processar muitas informações ao mesmo tempo, além de não trazer os resultados almejados, pois a pessoa passa a focar em muitas coisas ao mesmo tempo, mas não executa nenhuma delas com o máximo de perfeição possível.
É muito mais vantajoso usar o seu tempo se preocupando mais com a qualidade do que está sendo feito do que com a quantidade, porque isso fará alcançar aquilo que você quer sem que você fique tão sobrecarregado.
Você deve ter em mente que, sem dúvida, o dinheiro é um instrumento poderoso, mas existem algumas coisas para as quais o dinheiro não tem tanta importância. A primeira coisa que você tem que ter é clareza dos seus objetivos: é muito importante que você faça as coisas não somente pelas circunstâncias, mas pelas decisões que você tomou. Por exemplo, diante de uma crise financeira, você tem demandas emergenciais, claro que você deve batalhar para solucionar os problemas emergenciais e aquela situação, mas, se você agir sempre dessa maneira, nas urgências, você entrará em um ciclo vicioso e dificilmente sairá dele.
Então, para você evitar esse tipo de coisa, é fundamental que você tenha os seus objetivos muito claros. É óbvio que você vai trabalhar e resolver os problemas imediatos que surgirem e colher os frutos naquele momento, mas você também pega parte desses frutos e já investe em algo para o futuro, com uma visão de longo prazo. Se você usufruir de todas as consequências boas no presente, você nunca vai construir para o futuro, nunca vai ter o que colher a longo prazo.
Embora você esteja com algum problema seja de ordem financeira, profissional ou pessoal, não deixe de semear visando o futuro, porque você colherá os resultados. Lembre-se de que, na maioria das vezes, as coisas não nascem grandes. Uma empresa, um Instagram, por exemplo, nascem pequenos e vão se desenvolvendo ao longo do tempo.
Um outro aspecto que influencia muito na conquista das coisas que você almeja são os pensamentos e as emoções positivas. Muitas pessoas chegam até mim e falam que não acreditam nem um pouco nessa influência. Mas, por exemplo, como é a sua produtividade quando você está deprimido? Quando você está extremamente preocupado? Quando você está ansioso? Quando você tá com a cabeça cheia de problemas? Eu duvido muito que ela seja a mesma quando você está feliz e bem emocionalmente.
Quando a pessoa está alegre, cheia de energia, equilibrada, com segurança daquilo em que acredita, ela tem resultados maiores, ela consegue se comunicar melhor, gerar conexões, pensar com clareza. Então justamente aquilo que você está desprezando pode ser a solução de muitos dos seus problemas.
Um outro fator muito relevante para você conquistar as coisas que você deseja é você ter foco nos resultados e não necessariamente nas tarefas. É importante que você foque no resultado. Para isso o uso de ferramentas e de pessoas pode te ajudar muito a executar tudo que você precisa com uma boa qualidade.
Outra coisa importante é você celebrar suas conquistas, porque existe um princípio neurológico da programação neurolinguística que explica isso e eu tenho experimentado isso também. E, como eu falei, as pessoas que têm emoções negativas, são deprimidas, não produzem grandes resultados. Quando você não tem a força emocional para fazer aquilo que precisa ser feito, você faz apenas por obrigação e, geralmente, não faz muito bem feito. E a celebração colabora para que as suas emoções sejam predominantemente positivas.
Um exercício em relação aos ganhos e conquistas muito interessante é o ato de escrevê-los, escrever o que foi bom para você e o porquê aquilo foi bom para você. Fazendo isso, você vai moldando o seu cérebro quanto a emoções positivas, de modo que, em muitas situações, o seu cérebro vai imediatamente buscar no passado uma referência para ver o que é melhor a se fazer diante daquela situação.
Celebre as suas conquistas de forma que, quando você for fazer algo, isso traga para você emoções positivas e tudo flua melhor.
E, por fim, é muito importante você ter um mapeamento das suas atividades, da mesma forma que você deve ter clareza dos seus objetivos. Dessa maneira, você vai conseguir classificar as suas atividades em quatro categorias: importantes, que te aproximam dos seus objetivos, urgentes, aquela que pode ser importante ou não e precisa ser entregue o quanto antes, as delegáveis, precisam ser feitas, mas não necessariamente por você, e as desnecessárias, que podem deixar de ser feitas sem causar grandes impactos nos seus resultados.
Espero que essas palavras ajudem vocês a se organizarem melhor com as tarefas do dia a dia, a terem uma postura e uma mentalidade mais produtiva e mais positiva e, com isso, consigam conquistar todas as coisas que vocês almejam.