Hoje vou ensinar a vocês como ter uma empresa multiplicadora de resultados.

Quando começamos a empreender, é normal idealizarmos um negócio em que tudo funciona perfeitamente. 

É muito comum as pessoas terem essa mentalidade de que, quando forem construir um negócio, vai ser um negócio infalível, um negócio que vai dar certo, que o relacionamento com os clientes vai ser maravilhoso e que os colaboradores vão trabalhar felizes sempre, ou seja, ter uma perspectiva extremamente otimista. 

O que acontece é que muitas vezes as pessoas criam expectativas irreais. Mas, quando você coloca o seu projeto na prática, você realmente abre um negócio e aí acontece a primeira coisa que eu quero trazer para vocês: a primeira frustração. Na maioria das vezes, essa frustração vem de um desalinhamento da expectativa de você com você mesmo e de você em relação a outras pessoas.  

Por isso, hoje eu quero mostrar para vocês uma coisa chamada matriz de crença de indivíduo. Essa matriz funciona da seguinte forma: ela é composta por três camadas: a primeira consiste na crença de identidade, a segunda de capacidade e a terceira de merecimento. 

A matriz de identidade diz respeito a quem você é, quem você acredita que é. 

A segunda camada, da crença de capacidade, tem a ver com aquilo que você faz e demonstra sua capacidade. Por exemplo, você se considera capaz de crescer um negócio multimilionário, de fazer gestão de pessoas de uma forma extremamente eficiente, de fazer negociações, ou seja, é você identificar as coisas que você sabe fazer bem e as coisas que você não executaria com perfeição. 

A matriz do merecimento tem a ver com aquilo que você tem, os seus frutos e o seus resultados, como dinheiro, uma empresa de sucesso, excelentes colaboradores, um bom relacionamento com meus clientes, mas pode ser também coisas não tão boas, como uma dívida. 

Você terá os resultados que forem de acordo com a sua identidade e entendimento de que você é a pessoa que produz esses resultados. 

Quando você tem na sua identidade uma mentalidade de pessoa pobre, você age como pessoas pobres, por exemplo, gastando mais do que tem, endividando-se, não buscando entender sobre administração financeira, e, por isso, perde o controle do próprio dinheiro e, na maioria das vezes, inveja pessoas ricas. 

Após fazer essa matriz, você vai conseguir identificar quais são as coisas que você consegue executar bem e quais são as coisas de que você não tem tanto domínio e precisa da ajuda de outras pessoas. Então, o empreendedorismo não pode e nem deve ser uma estrada solitária, porque você mesmo se limita.  

Porque você não sabe todas as coisas e não tem todas as competências e habilidades necessárias para produzir os resultados que você tem. Lembre-se de que você não é tudo  que precisa ser, você não tem todas as habilidades que uma empresa precisa para alcançar bons resultados. Então, conquistar o que almejamos se torna mais fácil quando nos unimos a pessoas que possuem habilidades específicas, com pessoas que trazem resultados extraordinários.   

Mas existem alguns problemas que impedem muitas pessoas de se conectar, de atrair para perto essas pessoas focadas nos seus objetivos empresariais. O primeiro deles é o fato de ter gente que não gosta de pessoas, que preferem animais, que não gostam de se relacionar com outras pessoas, especialmente se o indivíduo pensar de forma muito diferente da dela.  

Um outro bloqueio muito comum é o fato de ter pessoas se sentem intimidados, sentem-se inferior a outras pessoas e esse é um dos impedimentos que tem feito as pessoas não terem excelentes colaboradores, excelente sócios, excelentes parceiros,  excelentes mentores, excelentes clientes. 

Um outro comportamento também muito comum em pessoas com autoestima baixa é ter boas pessoas ao lado dela, mas boicotar a capacidade dessas pessoas. Por exemplo: uma pessoa apresenta algum projeto ou ideia e ela crítica ou apresenta alguma ideia de outra pessoa como se fosse dela mesma. Ou seja, ela não sabe as ideias, o trabalho de outras pessoas, porque ela se sente mal com isso. 

Se você age de algumas dessas formas que eu citei, você precisa trabalhar muito seu autoconhecimento, a sua Inteligência Emocional, porque isso não tem nada a ver com conhecimento técnico de gestão das empresas. Há pessoas extremamente capazes e competentes que não alcançam grandes resultados, porque lhes faltam inteligência emocional e não capacidade e competência técnica. 

Você precisa entender quem você é e colocar sua identidade em ação para produzir os resultados que você quer. Você precisa reconhecer seus pontos fortes e seus pontos fracos. 

Mas deve-se lembrar de que sempre vão existir pessoas melhores e pessoas piores do que você em diversas atividades. Mas também todas as pessoas possuem pontos fracos, ou seja, ninguém vai desenvolver todas as tarefas tão perfeitamente.  

Quando olhamos para as pessoas que são referência para nós, o objetivo não é se vitimizar e se sentir inferior a elas, e sim aprender com elas, se inspirar nelas. Você deve pensar: Qual é a mentalidade delas? Como devo me comportar para poder também fazer o mesmo para eu aprender?

Quando você começa a ter esse tipo de conhecimento, essa clareza, quando você tem convicção de quem você é, do valor que você tem, você passa a ter confiança para se associar às pessoas certas e muito melhores do que você e você vai ficar muito feliz com isso, sem ficar se sentindo inferiorizado.

Quando você tiver amor próprio de verdade, o amor próprio a sua crença de identidade, os seus resultados serão o reflexo disso. Por exemplo, ao se ver como uma pessoa de valor, você vai passar a agir como pessoas de valor, fazer o que elas fazem e, consequentemente, ter os resultados que pessoas de valor têm -- e o contrário também ocorre. 

Não basta apenas conhecimentos técnicos de gestão, por exemplo, se as competências emocionais não forem desenvolvidas, porque muito provavelmente a ausência de resultados não decorre somente da falta de competências técnicas, mas também da falta de competências emocionais. 

Além de habilidades técnicas e emocionais, um bom networking também pode impactar significativamente nos seus resultados. Por exemplo: se você almeja correr uma maratona, você terá mais chance de ter sucesso nesse objetivo estando em um grupo de pessoas que também querem correr a mesma maratona, que conversam sobre maratona, treinos, alimentação adequada e o mesmo resultado não será obtido se você se relacionar apenas com pessoas sedentárias, com hábitos alimentares ruins e sem o mínimo interesse por atividade física. 

Mas lembre-se que um bom e verdadeiro networking é quando você aprende e se beneficia com as pessoas com as quais está se relacionando e também agrega algo na vida dessas pessoas, caso contrário trata-se apenas de uma relação interesseira.

Espero que essas dicas te ajudem a ter uma empresa multiplicadora de resultados!

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