Hoje falaremos sobre o jogo infinito do empreendedorismo para você conseguir tudo aquilo que você quer dentro dessa área.

Que você quer vencer o jogo nós já sabemos e, para isso, uma das coisas indispensáveis para você ganhar o jogo são os clientes. Tendo clientes, muito provavelmente você conseguirá atingir a meta de faturamento e você se orgulhará das suas conquistas. 

Vamos começar abordando a diferença entre o jogo infinito e o jogo finito. O jogo finito é tipo um jogo de xadrez,de futebol - ele tem regras fixas. No jogo de xadrez, você não pode pegar o cavalo e fazer qualquer movimento, do mesmo jeito que no futebol, por exemplo, só podem jogar 11 jogadores e tem as regras do cartão amarelo e vermelho. Um fator em comum nesses jogos é o fato de que os seus adversários são conhecidos, você sabe exatamente com que está jogando. O problema deles é que são jogos limitados, eles acabam. E, se queremos viver algo épico, algo extraordinário, não pode haver esse limite, esse fim. Nesse sentido, o jogo do empreendedorismo deve ser igual ao jogo da vida, só ter fim com a morte. 

Não adianta você querer jogar um jogo infinito com as regras do jogo finito. Não dá para você jogar o jogo infinito com uma mentalidade de curto prazo, com apenas algumas curtas metas, como ter mais clientes ou atingir um certo valor de faturamento. Pessoas com essa mentalidade são pessoas que acabam ficando muito atrás na inovação, porque elas só desejam atingir a meta estabelecida e não pensam em ir além. 

No jogo infinito não existe uma linha de chegada, não existe fim, como o próprio nome fala: ele é infinito, o limite dele é estabelecido por você. Uma característica desse jogo do empreendedorismo é que ele não tem regras muito bem definidas, as estratégias podem mudar a qualquer tempo. Além disso, os demais jogadores não são conhecidos e nem são vistos enquanto jogam, ou seja, não se sabe quais são as estratégias usadas por eles, onde eles estão… 

Mas você já parou para pensar como é a vitória do jogo infinito do empreendedorismo se ele não tem fim? A verdade é que você permanecer no jogo é a vitória dele. Não existe uma linha de chegada; existe, na verdade, o quanto eu consigo permanecer no jogo.

Para participar desse jogo, é necessária uma visão diferente. Por exemplo: suas metas não devem ser apenas atingir um valor X de faturamento, mas também como se manter no jogo após atingir esse valor de faturamento. Então, os resultados que eu obtenho acabam se tornando não o fim, o alvo, mas os meios para eu conseguir garantir a minha permanência no jogo. 

Você, empresário, deve se lembrar que, quando vierem os obstáculos e as adversidades, nem sempre será o faturamento, o dinheiro que vai te salvar, e sim, o fato de aquela situação fazer sentido para você, fazer você respirar e não desistir. 

É interessante que, quando você passa a ter de fato essa visão e esse desejo de permanência no jogo, você vê oportunidade de crescimento em todos os cenários. Isso é um processo intencional, é você para para pensar quando um problema surgir e analisar o que você pode fazer diante dele e como você pode solucioná-lo da melhor forma. 

Eu espero que esse assunto de hoje tenha ajudado você a ajustar a sua mentalidade para viver coisas extraordinárias através do jogo infinito do empreendedorismo, que, apesar de desafiador, tem recompensas gratificantes. 

Comentários