O assunto do qual falaremos hoje será: como criar, crescer e consolidar negócios.

Hoje quero fazer você, empreendedor, entender por que trabalhar muito pode levar sua empresa à falência, porque eu já passei por essa fase na minha vida e é claro que você não precisa passar pelas mesmas experiências que eu para aprender o que eu aprendi.

Tenho certeza de que quando você, empresário, decidiu abrir uma empresa não foi para ser escravo dela, trabalhar excessivamente e não ter muito tempo para momentos de lazer e de descanso, não é verdade?

Houve uma época em que não trabalhava consistentemente, porque eu pensava que precisava fazer isso para conquistar determinadas coisas para ter valor. Eu pensava que, se eu não tivesse certas roupas, se a minha empresa não fosse grande, se eu não frequentasse determinados lugares… eu não teria valor. E é claro que depois eu percebi que estava completamente equivocada e que o valor das pessoas não é definido pelo que eles vestem, comem ou fazem. Nesse período, eu vivi isso e colhi os resultados conforme a mentalidade que eu tinha naquela época e serviu de aprendizado. 

Você deve sempre se lembrar que a sua empresa não é a única coisa que você tem e que precisa da sua atenção. Por exemplo, sua família, sua saúde física e mental, seus amigos também necessitam do seu cuidado. E, se você não cuidar, acaba que que uma hora outra vai surgir algum problema urgente em outra área da sua vida. 

Quando eu decidi abrir a minha empresa, a Biz, eu fui colocando em prática todos os aprendizados que já tinha tido com a minha experiência.  Eu aprendi durante o processo que as empresas são meio e não um fim em si mesmo, ela é um caminho para eu ajudar pessoas e também ser ajudado.  

A ideia chave que mudou o meu olhar tanto em relação a minha vida pessoal quanto a vida profissional foi a de que nós não precisamos do dinheiro como a gente pensa. Existe até um modelo de negócio chamado Bootstrap, que consiste em você crescer um negócio com próprio dinheiro da empresa, você não precisa fazer aporte de capital.  Você precisa muito mais de pessoas para crescer a sua empresa do que do dinheiro. Mas temos um idéia equivocada sobre o dinheiro, porque almejamos excessivamente ele na maioria das vezes, mas na verdade você quer a experiência que o dinheiro te proporciona, você quer ir para os

lugares que o dinheiro te permite, você quer comprar as coisas que o dinheiro te permite comprar. E eu disse que as pessoas são mais importantes nesse processo, porque o dinheiro vem por meio das pessoas.

A mentalidade que você tem também influencia muito na quantidade de dinheiro que você vai conseguir ganhar. Você precisa ser uma pessoa de valor, enquanto você não enxergar o valor que você tem, você não vai conseguir trazer o dinheiro para a sua vida.  

E essa mentalidade também é muito importante para você conseguir construir e crescer o seu negócio de valor e, para você construir com esse negócio de valor, você precisa estar perto de pessoas, você precisa reconhecer o seu valor enquanto pessoa e reconhecer o valor das pessoas também. 

Outra coisa muito importante para a consolidação do seu negócio é ele conseguir funcionar normalmente sem a sua presença. Porque provavelmente haverá momentos em que você terá que se ausentar da empresa. Por isso é necessário que você traga pessoas excepcionais para estar com você e capacite essas pessoas para elas serem capazes de manter o seu negócio em funcionamento independente da sua presença. 

Espero que o artigo de hoje te ajude no crescimento e na consolidação do seu negócio. Acredite: uma hora ou outra a conta fecha e você vai ver que todo o processo valeu a pena mesmo não tendo sido fácil. 

Comentários