Todas as vezes que o seu olhar está no lugar errado, a sua atenção fica torta, manca, aleijada. Você observa o todo, mas esquece das pequenas unidades que o constituem. Nesse sentido, ao olhar para uma uma loja, um negócio, um empreendimento, um serviço prestado a sua atenção não recai onde deveria.

Ou seja, você até sabe o que as palavras equipe, negócio e empreendimento designam, porém você esquece. Esquece de que tudo isso é constituído de pessoas e são elas que fazem os processos fluírem. Saiba, nada acontece e se desenvolve dentro do seu negócio se você não orientar o seu olhar para quem, de fato, o merece: as pessoas da sua equipe. 

Eu gostaria, desse modo, de conduzir o seu foco para o verdadeiro relacionamento que você deve ter com os seus colaboradores. Neste artigo, você aprenderá 4 pontos extremamente fáceis de serem aplicados para melhorar esse convívio e aumentar o engajamento da sua equipe.

1- Tenha clareza sobre o propósito e mais importante: saiba comunicá-lo.

A confusão e a falta de comunicação são como as duas asas de um pássaro de chumbo. Aquela o desorienta e esta o impede de se comunicar com os outros passarinhos. Nesse sentido, por mais que esse pássaro seja incentivado, capacitado, orientado e posto no melhor "empreendimento de pássaros especialistas em grandes voos", ele está fadado a cair, a se afundar, a fracassar. 

A confusão e a falta de comunicação são elementos que pesam tanto para os pássaros, como para sua equipe. Esses dois componentes jamais permitirão que sua equipe seja mais produtiva e consiga alçar voos mais altos. Contudo, bastam 2 processos para você contornar esse cenário: Tenha um propósito bem definido e o comunique com clareza.

A bagunça, o caos, a desordem constrem uma falsa percepção de que todos os caminhos são possíveis. Mas acontece que nem todas as possibilidades estão disponíveis para a sua equipe. Há processos que ela domina e há outros que não. É por isso que o propósito deve ser bem delimitado. Ele é uma espécie de lupa, a qual converge e concentra o foco da equipe em um único ponto. Assim, a energia deixa de se espalhar para todos e é direcionada para onde ela deveria ir. 

Além disso, as pessoas precisam enxergar um sentido, uma direção, uma missão naquilo que estão fazendo, caso contrário elas se sentirão insignificantes e pequenas. Então, expresse a elas a missão do seu negócio, a sua visão, as suas perspectivas e o que você espera delas. Não transforme o seu propósito em um fardo pesado o qual você precisa carregar sozinho; divida-o com seus colaboradores. Dessa maneira, o pássaro de chumbo ganhará cor, leveza, vida e poderá, finalmente, alçar voo. 

2- Recrute e selecione pessoas que estejam alinhadas com o seu processo

Toda cultura prevalece sobre a estratégia. Compreenda, nesse contexto, cultura empresarial como aquilo que se vive, não o que se pensa, fala, abstrai e planeja. Cultura é aquilo que faz a sua empresa ser ela e somente ela, particularizando-a, portanto. Não estou negando o valor da Estratégia. Aliás, estratégia, planejamento e elaboração são elementos importantes, mas se forem jogados em um meio, no qual ninguém entende os desafios de cada área, ninguém compreende o sentido daquele empreendimento, ninguém se comunica uns com os outros, eles não funcionarão. 

É por isso que é fundamental contratar quem está com a visão alinhada com o seu processo. Essas pessoas, além de facilitarem a dinâmica do seu trabalho, poderão apresentar novas estratégias para o seu negócio. Inclusive, elas irão potencializar radicalmente a visão da sua empresa.

Exemplo disso é a gigante do varejo: Walmart. Sam Walton, fundador da multinacional norte americana, semeou no coração da sua empresa a excelência pelo atendimento ao cliente. Essa simples ideia germinou e fincou suas raízes na mente de cada funcionário. Atente-se ao "case" abaixo e perceba como os frutos daquela semente foram belos e saborosos.

Em uma tarde chuvosa, uma cliente do Walmart não conseguia chegar até o seu carro. Era nítida a tensão em sua face. Ela provavelmente tinha algum compromisso importante, mas ela sequer conseguia chegar até o seu veículo. Imediatamente, um dos colaboradores da empresa, percebendo o nervosismo da moça, decidiu comprar, com seu próprio dinheiro, um guarda-chuva e conduzi-la até o carro. A jovem não conseguia acreditar. Ela jamais foi tratada daquela maneira em nenhuma loja. Assim, ela não parava de tecer elogios e indicava o Walmart para todas as pessoas. Esse é o real poder de ter uma equipe alinhada com o seu processo. 

3- Não deixe seu colaborador se sentir inútil. Torne-o significativo e atribua-lhe responsabilidades. 

As pessoas amadurecem quando aprendem a lidar com as responsabilidades que lhe são impostas. Dessa forma, a responsabilidade é para o ser humano o que a carga é para o músculo. O músculo primeiro empurra o peso, depois ele consegue crescer . É essa tensão que o permite hipertrofiar. Ele não cresce para só depois empurrar a carga. Pelo contrário, é o peso, o fardo e algumas anilhas a mais que o fazem aumentar de volume. Sem carga, sem volume. Sem responsabilidades, sem colaboradores engajados. 

Os seus funcionários precisam ser estimulados e capacitados a aprimorarem certas habilidades sem que você os trate como crianças. Permita-lhes desenvolver um certo senso de autonomia e proatividade. Traga-os para perto da empresa. Faça-os entender que eles não são só mais alguns peões no tabuleiro ou meras engrenagens sujas e enferrujadas de um relógio velho. Convença-os de que eles são úteis, relevantes e fundamentais para a dinâmica da empresa. Demonstre-lhes o impacto e a importância que as suas ações causam na vida das pessoas. Torne-os significativos.

Para fazer tudo isso, mais do que belas e persuasivas palavras, você precisa colocar sobre eles uma carga chamada responsabilidade. Eles irão empurrá-la e crescerão. Ficarão mais fortes, mais maduros, mais comprometidos e mais engajados. Perceberão que, de fato, não são encarados como sujeitos mandados, mas como pessoas, nas quais todos confiam e esperam grandes resultados. 

4- Utilize a Linha de Losada para melhorar o relacionamento com seus colaboradores

O psicólogo Marcial Losada elaborou um experimento matemático através do qual pôde verificar a proporção de interações negativas e positivas no relacionamento de pessoas produtivas e bem sucedidas. Ele chegou à seguinte conclusão: para que a qualidade dos laços humanos se mantenha na mais alta performance, é preciso manter de 6 a 8 interações positivas para cada 1 negativa. 

Dito de outra maneira: a quantidade dos seus elogios deve ser salpicada levemente com a crítica. Toda pessoa percebe, a quilômetros de distância, o aroma da bajulação. Desse modo, já é natural intuir que quem elogia demais está querendo algo. O alerta de cuidado dispara imediatamente. Ademais, ninguém gosta do sujeito que tece elogios demais a todos. Com o tempo, aquela comunicação se torna falsa, superficial, postiça. E o outro extremo também é verdadeiro: críticas ríspidas e constantes matam qualquer desejo de querer se aprimorar. E Se a autoestima dos seus colaboradores é posta sempre pra baixo, eles não trabalham decentemente.

Losada está te dando uma métrica que harmoniza a tensão entre o elogio e a crítica. mais uma vez:" para cada 6-8 interações positivas, faça 1 negativa". Entenda por interação qualquer ato verbal ou não que chegue até seu colaborador. Exemplo: gestos, elogios, agradecimentos, olhar mais atento, tapinhas nas costas, abraços, orientações, sugestões, ressalvas, direcionamento, críticas etc. 

Eu garanto que, se você aplicar essa ferramenta, a disposição, a prontidão e o comprometimento dos seus colaboradores será dobrada. 

5- A única coisa que vale a pena ser lembrada

Você lembra do que eu disse, na introdução, sobre não esquecer as partes que formam o todo sobretudo na sua equipe?

Pois bem, gostaria de reforçar isso novamente, porque se há algo que você deva lembrar deste artigo é que sua equipe é composta por pessoas. E lidar com pessoas não é simplesmente atribuir-lhes uma função, uma tarefa ou uma ordem e esperar que todo o restante se resolva no automático como uma enorme esteira de produção. 

Você precisa entender por qual motivo ela faz o que faz, quais são suas dificuldades, suas facilidades, seus objetivos, qual o significado de tudo isso pra ela. 

A clareza, a comunicação, a visão alinhada, a atribuição de responsabilidades e a linha de Losada são orientações, direcionamentos, pistas para você compreender onde o seu olhar precisa estar, caso você queira ampliar seu negócio, potencializar seus relacionamentos e engajar sua equipe. 

Portanto, reposicione seu olhar. Tire as muletas da sua atenção. Repare-a e a coloque onde ela deve permanecer: nas pessoas. 

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