Toda equipe é um quebra-cabeça incompleto. Incompleto, porque ela só mostra sua forma quando todas as peças, além de presentes, articulam-se umas com as outras na ordem, na posição e do jeito certo. Se você tira uma peça, o desenho fica incompleto. Se você coloca a peça do centro na diagonal, o quadro fica desconfigurado. Se você ignora o quadro de referências, é muito provável que saia uma bagunça.
A mesma coisa acontece com a sua equipe.
O tão almejado quebra cabeça completo, seu resultado, só acontece se você desenvolver as 4 capacidades fundamentais para ter uma equipe que gera resultados. Não tem mistério. São somente 4 peças:
1-Gerir pessoas
2-Delegar funções
3-Entender de gente
4-Medir desempenhos
Você não é obrigado a ler o restante do texto. Porém, já te adianto que ao longo dos próximos parágrafos está a cola para juntar essas 4 peças.
O mapa está dado.
Você já pode começar.
Primeira peça: Gerir pessoas
Se você é um mau gestor, saiba: você é uma máquina de apresentar problemas, mas nunca de resolvê-los. E o primeiro problema a ser resolvido é consigo mesmo. Qual problema é esse? Nunca chamar a responsabilidade para si. Sempre terceirizá-la para o colega do lado. Sempre, diante de cada entrave, criar um ambiente de lamentação, murmúrio e reclamação, no qual ninguém contorna as situações, ninguém as resolve, ninguém se prontifica, ninguém faz nada além de apontar problemas.
Talvez até seja culpa da sua equipe, mas quem foi que os recrutou e os selecionou? E se não foi você, o que você tem feito para melhorar o seu ambiente de trabalho e as pessoas à sua volta? Qual a qualidade da sua entrega, das suas ações e do seu comprometimento? Os outros te obedecem por mera obrigação?
Para o bem da sua empresa, lembre-se: antes de reclamar da sua equipe, observe a si mesmo. Identifique os problemas e os resolva um a um. Entenda, estude e se comprometa a ser um solucionador. Esse é o primeiro passo para gerar resultados com a sua equipe.
Segunda peça: Delegar Funções
Se você é viciado em trabalho, não descansa e tenta reunir todas as responsabilidades para si, acolha estas palavras com o coração aberto: assuma, para si mesmo, que existem pessoas melhores do que você. Não adotar essa postura é a receita certa para o baixo desempenho de qualquer equipe. Ao rejeitá-la, a soberba acena para você, cumprimenta-o e vocês viram melhores amigos. Com ela ao seu lado, você não quer dividir responsabilidades com ninguém da sua equipe. Não porque você é bondoso e quer lhes aliviar o fardo, mas porque você acha que eles não vão dar conta. Na sua cabeça, só você pode dar conta. Como pode alguém desempenhar aquela função melhor do que você, não é mesmo? Não é assim que a dinâmica em grupo funciona.
A sua energia, o seu tempo e o seu foco precisam ser direcionados para desenvolver aquela habilidade, na qual, de fato, você é bom.
É difícil perceber esse ponto, porque a impressão que se tem é de que "quanto mais eu faço, mais resultados eu tenho". Errado. O resultado em equipe acontece quando cada um está na sua área entregando o seu melhor. Acontece quando o líder começa a se cercar de pessoas melhores do que ele. Acontece quando os melhores confiam uns nos outros e, portanto, sentem-se à vontade para delegar funções. Então, aprenda a delegar. Foque no que você realmente é bom. Se você é o melhor da sua empresa, ela terá somente o seu tamanho.
Terceira peça: Entender de Gente
Olha, é chato, é batido, é mais do mesmo, porém todo clichê, ditado ou provérbio ilustra muito bem uma determinada situação. Permita-me usá-lo aqui. Vai facilitar o entendimento. Vamos lá: "Não se julga um peixe pela sua habilidade de escalar em árvores". O que isso representa dentro do contexto empresarial? Para sua equipe funcionar, cada área deve estar preenchida com o perfil característico.
Quem contrata e seleciona candidatos não pode direcionar para área de vendas uma pessoa cujo perfil é mais introvertido, tecnicista e analítico demais. Vendas é expressividade, comunicação, gerar confiança imediata, saber falar e ouvir a fim de conduzir a uma ação. Do mesmo modo, áreas que exigem técnica aguçada, sistemas e análise não são, naturalmente, para serem ocupadas por pessoas de outros perfis.
Saber reconhecer as características naturais de seus funcionários é fundamental para potencializar os resultados da sua empresa. Afinal, entender de perfil é entender de pessoas. E quem entende de pessoas consegue construir uma marca, uma história, um legado pessoal.
Quarta peça: Medir desempenho
O último pilar para ter uma equipe que gera resultados é a capacidade de mensurar atividades por meio de indicadores tangíveis. Você só obtém a perspectiva de progressão quando percebe o panorama geral dos projetos. Como assim? As metas não devem ficar soltas. Elas devem ser mensuráveis, delimitadas por um prazo, acompanhadas de maneira periódica, seja semanal, quinzenal ou mensal e amparadas pelo suporte do gestor.
Exemplo: A empresa do seu Geraldo precisa saber o grau de satisfação de seus clientes com um determinado produto. Ele, portanto, precisa tornar a meta “cliente satisfeitos" em algo mais palpável, tangível, mensurável. "Clientes satisfeitos" pode-se transformar em "Aumento em 30% do número de vendas do produto TAL realizado nos últimos 3 meses". Seu Geraldo, depois de mensurar e delimitar o prazo de sua meta, decidiu fazer reuniões semanais para realizar o alinhamento e a gestão operacional do seu projeto. Além disso, colocou-se, dentro de suas possibilidades, à disposição de seus funcionários para oferecer a ajuda adequada.
Desse modo, Seu Geraldo demonstrou que tornar a meta tangível, delimitar prazo, realizar o acompanhamento e oferecer suporte são 4 pontos que, se bem articulados, possibilitam a real mensuração dos resultados de uma empresa.
Pronto. O quebra-cabeça está quase completo. Só mais um detalhe: Caso tenha chegado até o final deste texto sem o entendimento claro de como ter uma equipe que gera resultados, decore e aplique, na dinâmica da sua vida, cada uma das 4 frases a seguir. Elas sintetizam muito bem a ideia de cada parágrafo, e espero que virem verdadeiros aforismos para sua melhoria profissional.
1-"Seja quem resolve. Ponha soluções na mesa e não somente problemas."
2-"Existem pessoas melhores do que você. Saber Delegar-lhes o que fazem de melhor e focar naquilo que você sabe fazer é a chave para potencializar seus resultados."
3-"Entenda de gente. Aprenda a se relacionar. E caso deseje ser mais ousado: Demita currículo, contrate perfil."
4-"Torne suas metas tangíveis, claras, precisas, certeiras. Aprenda a mensurá-las, delimitar prazo, realizar o acompanhamento periódico e sempre ofereça suporte.